|
EAV |
|
ESTRUTURAS |
METÁLICAS |
VIGAS |
USO
PRECAUÇÕES
-
- Se for prevista alguma modificação que possa alterar as solicitações previstas, será necessária a opinião de um técnico competente.
PRESCRIÇÕES
-
- No caso de vazamentos no saneamento ou abastecimento, ou infiltrações na cobertura ou fachada, serão reparados rapidamente para que a umidade não ocasione ou acelere processos de corrosão da estrutura.
-
- O proprietário deverá conservar em seu poder a documentação técnica relativa aos elementos realizados, na qual figurarão as solicitações para as quais tenham sido previstos.
-
- Serão reparados ou substituídos os elementos estruturais deteriorados ou em mau estado por um profissional qualificado.
PROIBIÇÕES
-
- Não se manusearão as vigas nem se modificarão as solicitações previstas no projeto sem um estudo prévio realizado por um técnico competente.
MANUTENÇÃO
PELO USUÁRIO
-
- Todos os anos:
-
- Inspeção visual de fissuras em lajes e paredes, assim como de humidades que possam deteriorar a estrutura metálica.
PELO PROFISSIONAL QUALIFICADO
-
- Todos os anos:
-
- Proteção da estrutura metálica com antioxidantes e esmaltes ou similares, em ambientes agressivos.
-
- De 3 em 3 anos:
-
- Proteção da estrutura metálica com antioxidantes e esmaltes ou similares, em ambientes não agressivos.
-
- Inspeção do estado de conservação da proteção contra o fogo das vigas à vista, procedendo-se à repintura ou reparação se necessário. Para voltar a pintar a viga, bastará limpar as manchas se o recobrimento se encontrar em bom estado. No caso de existirem bolhas, descascados, fendas ou qualquer outro tipo de defeito, antes da pintura, serão eliminadas as partes soltas com escova de arame, será aplicada uma composição decapante, será lixada e lavada.
-
- De 10 em 10 anos:
-
- Inspeção visual, estendendo-a aos elementos de proteção, especialmente aos de proteção contra incêndio.