|
RAA |
|
REVESTIMENTOS E FORROS |
DE PEÇAS RÍGIDAS EM PARAMENTOS VERTICAIS |
DE GRÉS ESMALTADO |
USO
PRECAUÇÕES
-
- Evitar a exposição à ação contínua da umidade, como aquela proveniente de condensações do interior ou por capilaridade.
-
- Deve-se alertar sobre possíveis infiltrações provenientes das redes de abastecimento ou de drenagem.
-
- Evitar-se-ão golpes com objetos contundentes que possam danificar o revestimento, assim como roçaduras e punçoamentos.
-
- Será evitado o derrame sobre o revestimento exterior de produtos cáusticos e de água procedente de jardineiras.
PRESCRIÇÕES
-
- Ao concluir a obra, o proprietário deverá conservar uma reserva de materiais utilizados no revestimento, equivalente a 1% do material colocado, em previsão de reformas e correções de defeitos.
-
- Se se observar risco de desprendimento, aparecimento de fissuras, desaprumos ou envelhecimento indevido, deverá avisar-se um técnico competente.
-
- Antes de proceder à limpeza deverá realizar-se um reconhecimento, por um técnico competente, do estado dos materiais e da adequação do método a empregar.
-
- Se o material utilizado no revestimento exterior ficar danificado por qualquer circunstância que possa produzir infiltrações de água no interior da fachada, deverá avisar-se um técnico competente.
-
- As reparações do revestimento ou dos materiais que o compõem, quer seja por deterioração ou por outras causas, deverão realizar-se com os mesmos materiais utilizados originalmente.
-
- No caso de aparecimento de fendas, será consultado um técnico competente.
-
- As manchas ocasionais e pintadas deverão eliminar-se através de procedimentos adequados ao tipo de substância implicada.
-
- Se for detectada alguma anomalia não decorrente do uso, ela deverá ser estudada por um técnico competente, que determinará a sua importância e, se for o caso, os reparos a efetuar.
PROIBIÇÕES
-
- Não serão apoiados objetos pesados nem aplicados esforços perpendiculares ao seu plano.
-
- Não serão embutidas nem se apoiarão no revestimento elementos estruturais tais como vigas ou vigotas que exerçam uma sobrecarga concentrada, não prevista no cálculo.
-
- Não serão modificadas as condições de carga do revestimento nem serão reduzidas as previstas no projeto.
-
- Não se admitirá a fixação de elementos pesados sobre o revestimento, que possam danificar as peças ou provocar a entrada de água. Fixar-se-ão ao suporte resistente ou elemento estrutural apropriado.
-
- Não serão limpos com produtos químicos que afectem as características do material ou através de espátulas ou esfregões que deteriorem ou risquem a superfície ou provoquem a sua descoloração.
-
- Não se utilizarão ácidos de nenhum tipo nem produtos abrasivos que possam manchar ou riscar a superfície polida do material.
MANUTENÇÃO
PELO USUÁRIO
-
- De 6 em 6 meses:
-
- Limpeza com água e detergente neutro, com um pano suave ou uma esponja que não risque.
-
- Todos os anos:
-
- Inspeção visual para detectar:
-
- Possível aparecimento e desenvolvimento de fendas e fissuras, assim como desaprumos ou outras deformações.
-
- Erosão anormal ou excessiva de panos ou peças isoladas, descascados ou escamações.
-
- Erosão anormal ou perda da argamassa das juntas, aparecimento de humidades e manchas diversas.
PELO PROFISSIONAL QUALIFICADO
-
- Todos os anos:
-
- Inspeção visual do estado das peças e reparação das peças deslocadas ou estragadas.
-
- De 2 em 2 anos:
-
- Verificação da ausência de processos patológicos tais como erosão mecânica, erosão química, fendas e fissuras, desprendimentos, humidades capilares e humidades acidentais.
-
- Verificação, se for no caso, do estado das juntas entre as peças e das juntas de dilatação.