|
RIT |
|
REVESTIMENTOS E FORROS |
PINTURAS EM PARAMENTOS INTERIORES |
TINTAS À TÊMPERA |
USO
PRECAUÇÕES
-
- Será evitado o derrame sobre o revestimento de produtos químicos, dissolventes ou águas procedentes das jardineiras ou da limpeza de outros elementos, assim como a umidade que possa afetar as propriedades da tinta.
-
- Evitar-se-ão golpes e roçaduras.
-
- Evitar-se-ão as manchas e gotejamento com produtos que, pelo seu conteúdo, se introduzam na pintura.
-
- Evitar-se-á o aparecimento de bolor como consequência de uma escassa ventilação da habitação, sobretudo nos cantos e por trás do mobiliário que de forma permanente se encontra colado aos paramentos.
-
- Deverá ter-se precaução nas zonas ocultas pelo mobiliário ou quadros se se pretende modificar a localização dos mesmos, quando se utilize cor no revestimento, porque se notarão diferenças na cor, já que este com o tempo perde o tom, sobretudo se se encontra exposto à luz solar.
-
- Serão protegidos os cantos dos móveis que estão em contato com as paredes.
-
- Evitar-se-á a ação do fumo procedente de cozinhas, chaminés, estufas e, inclusive, de radiadores de aquecimento.
-
- Evitar-se-á a incidência direta da luz solar.
PRESCRIÇÕES
-
- Se se observar o aparecimento de umidades sobre a superfície, determinar-se-á logo que possível a origem dessa umidade, uma vez que a sua presença produz uma deterioração do revestimento.
-
- Se anteriormente aos períodos de reposição definidos se detectem anomalias ou defeitos no revestimento, deverá efetuar-se a sua reparação segundo os critérios de reposição.
PROIBIÇÕES
-
- Não se permitirá arranhar, riscar nem cortar os paramentos pintados, tendo precaução com o uso de portas, cadeiras ou demais mobiliário.
-
- Não se permitirá a limpeza ou contato do revestimento com produtos químicos ou cáusticos capazes de alterar as condições do mesmo.
-
- Não será permitida a colocação de elementos, como calços ou camarões, que deteriorem a pintura, pela sua difícil reposição.
MANUTENÇÃO
PELO USUÁRIO
-
- Todos os anos:
-
- Limpeza do pó através de panos secos.
-
- De 5 em 5 anos:
-
- Revisão do estado de conservação dos revestimentos.
PELO PROFISSIONAL QUALIFICADO
-
- De 5 em 5 anos:
-
- Reposição, humedecendo o paramento com água abundante através de trincha, raspando seguidamente o revestimento com espátula ou espátula até à sua eliminação total.