calha de drenagem de alvenaria. | ||
IUS080 | calha de drenagem de alvenaria. | m |
Canaleta de drenagem de alvenaria, de 200 mm de largura interior e 400 mm de altura, com grelha de aço galvanizado, carga de ruptura 15 kN; escavação prévia com meios manuais e posterior enchimento do tardoz com concreto. |
Preço |
|
Exportação |
Carga de ruptura
Dimensões interiores (mm)
UNIDADE DE OBRA IUS080: CANALETA DE DRENAGEM DE ALVENARIA.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Formação de canaleta de drenagem com paredes de alvenaria de bloco cerâmico furado, assente com argamassa de cimento, confeccionada em obra, dosificação 1:6, camada de emboço afagada interiormente com argamassa de cimento, confeccionada em obra, com aditivo hidrófugo, dosificação 1:3, com grelha e marco de aço galvanizado, de 200 mm de largura interior e 400 mm de altura, carga de ruptura 15 kN; sobre lastro de concreto simples C20 classe de agressividade ambiental I e tipo de ambiente rural, brita 1, consistência S50 de 15 cm de espessura; escavação prévia com meios manuais e posterior enchimento do tardoz com concreto. Inclusive peças especiais e sifão em linha visitável.
REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL
Elaboração, transporte e colocação em obra do concreto: ABNT NBR 12655. Concreto de cimento Portland. Preparo, controle e recebimento. Procedimento.
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO DE PROJETO
Comprimento medido em projeção horizontal, segundo documentação gráfica de Projeto.
CONDIÇÕES PRÉVIAS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS ANTES DA EXECUÇÃO DAS UNIDADES DE OBRA
DO SUPORTE.
Será verificado que a localização e o traçado correspondem com os de Projeto.
PROCESSO DE EXECUÇÃO
FASES DE EXECUÇÃO.
Marcação do traçado da canaleta de drenagem. Escavação com meios manuais. Eliminação das terras soltas do fundo da escavação. Concretagem e compactação do concreto na execução da base. Execução da alvenaria com blocos, previamente humedecidos, assentes com argamassa. Execução de furos para a ligação da tubulação à canaleta de drenagem. União e ajuste das juntas da tubulação à canaleta de drenagem. Colocação do sifão em linha. Reboco e brunidura interior com argamassa de cimento, arredondando ângulos. Enchimento do tardoz. Colocação do marco e da grelha. Verificação do seu correto funcionamento.
CONDIÇÕES DE FINALIZAÇÃO.
Ligar-se-á à rede de saneamento do edifício, assegurando-se a sua estanqueidade e circulação.
CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO.
Será protegido frente a obstruções e tráfego pesado.
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO EM OBRA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Medir-se-á, em projeção horizontal, o comprimento realmente executado segundo especificações de Projeto.