Lastro de concreto. | ||
ANS010 | Lastro de concreto. | m² |
Lastro de concreto com adição de fibras de 10 cm de espessura, realizado com concreto C15 classe de agressividade ambiental I e tipo de ambiente rural, brita 1, consistência S100 dosado em central e concretagem com bomba com um conteúdo de fibras sem função estrutural, fibras de vidro resistentes aos álcalis (AR) de 2 kg/m³, espalhamento e vibração manual através de régua vibradora, sem tratamento da superfície; com juntas de retração de 5 mm de espessura, através de corte com disco de diamante. Inclusive painel de poliestireno expandido de 3 cm de espessura, para a execução de juntas de retração. |
Preço |
|
Exportação |
Tipo de concretagem
Concreto
Agressividade ambiental (ABNT NBR 6118)
Classe
Tipo de ambiente
Classe de resistência
Tamanho do agregado
Consistência
Espalhamento e vibração
Acabamento superficial
UNIDADE DE OBRA ANS010: LASTRO DE CONCRETO.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Lastro de concreto com adição de fibras de 10 cm de espessura, realizado com concreto C15 classe de agressividade ambiental I e tipo de ambiente rural, brita 1, consistência S100 dosado em central e concretagem com bomba com um conteúdo de fibras sem função estrutural, fibras de vidro resistentes aos álcalis (AR) de 2 kg/m³, espalhamento e vibração manual através de régua vibradora, sem tratamento da superfície; com juntas de retração de 5 mm de espessura, através de corte com disco de diamante. Inclusive painel de poliestireno expandido de 3 cm de espessura, para a execução de juntas de retração.
REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL
Elaboração, transporte e colocação em obra do concreto:
- |
ABNT NBR 12655. Concreto de cimento Portland. Preparo, controle e recebimento. Procedimento. |
- |
ABNT NBR 7212. Execução de concreto dosado em central. Procedimento. |
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO DE PROJETO
Superfície medida segundo documentação gráfica de Projeto.
CONDIÇÕES PRÉVIAS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS ANTES DA EXECUÇÃO DAS UNIDADES DE OBRA
DO SUPORTE.
Comprovar-se-á que a superfície base apresenta uma planicidade adequada, cumpre os valores resistentes considerados no projeto, e não tem zonas brandas, vultos nem materiais sensíveis às geadas. O lençol freático não originará sobreimpulsos.
AMBIENTAIS.
Serão suspensos os trabalhos de concretagem quando chova com intensidade, neve, exista vento excessivo, uma temperatura ambiente superior a 40°C ou se preveja que dentro das 48 horas seguintes possa descer a temperatura ambiente abaixo dos 0°C.
DO EMPREITEIRO.
Deverá dispor-se na obra de uma série de meios, em previsão de que se produzam alterações bruscas das condições ambientais durante a concretagem ou posterior período de pega, não podendo começar a concretagem dos diferentes elementos sem a autorização por escrito do diretor de fiscalização de obra.
PROCESSO DE EXECUÇÃO
FASES DE EXECUÇÃO.
Preparação da superfície existente. Marcação das juntas de construção e de dilatação. Aplicação de níveis através de pontos, mestras de concreto ou réguas. Irrigação da superfície base. Formação de juntas de construção e de juntas perimetrais de dilatação. Ligações, ancoragem e arremate das redes de instalações projetadas. Mistura em caminhão betoneira. Concretagem, espalhamento e vibração do concreto. Cura do concreto. Implantação das juntas de retração. Corte do concreto. Limpeza final das juntas de retração.
CONDIÇÕES DE FINALIZAÇÃO.
A superfície do lastro cumprirá as exigências de planicidade e resistência, e será o local de assentamento do piso.
CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO.
O concreto fresco será protegido contra chuvas, geadas e temperaturas elevadas. Não serão ultrapassadas as cargas previstas.
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO EM OBRA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Medir-se-á a superfície realmente executada segundo especificações de Projeto, sem deduzir a superfície ocupada pelos pilares situados dentro do seu perímetro.
CRITÉRIOS CONSIDERADOS NA DETERMINAÇÃO DO PREÇO DA UNIDADE DE OBRA
O preço não inclui a sub-base.