Vala drenante. | ||
AUZ010 | Vala drenante. | m |
Vala drenante, de 45 cm de altura e 70 cm de largura, com um caimento mínima de 0,50%, para captação de águas subterrâneas, em que no fundo se coloca um tubo ranhurado de PVC de parede dupla, a exterior corrugada e a interior lisa, cor telha RAL 8023, com ranhurado ao longo de um arco de 220° no vale do corrugado, para drenagem, rigidez anelar nominal 4 kN/m², de 200 mm de diâmetro nominal, 182,4 mm de diâmetro interior, comprimento nominal 6 m, união por copa com junta elástica de EPDM, colocado sobre lastro de concreto simples C20 classe de agressividade ambiental I e tipo de ambiente rural, brita 1, consistência S50, de 10 cm de espessura, em forma de meia cana para receber o tubo e formar os caimentos, com enchimento de 25 cm a cada lado do tubo e enchimento superior de 25 cm por cima da geratriz superior do tubo com brita filtrante não selecionada. Inclusive lubrificante para montagem. |
Preço |
|
Exportação |
Tubulação de drenagem
Material
Diâmetro nominal (mm)
Execução da vala drenante
UNIDADE DE OBRA AUZ010: VALA DRENANTE.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Vala drenante, de 45 cm de altura e 70 cm de largura, com um caimento mínima de 0,50%, para captação de águas subterrâneas, em que no fundo se coloca um tubo ranhurado de PVC de parede dupla, a exterior corrugada e a interior lisa, cor telha RAL 8023, com ranhurado ao longo de um arco de 220° no vale do corrugado, para drenagem, rigidez anelar nominal 4 kN/m², de 200 mm de diâmetro nominal, 182,4 mm de diâmetro interior, comprimento nominal 6 m, união por copa com junta elástica de EPDM, colocado sobre lastro de concreto simples C20 classe de agressividade ambiental I e tipo de ambiente rural, brita 1, consistência S50, de 10 cm de espessura, em forma de meia cana para receber o tubo e formar os caimentos, com enchimento de 25 cm a cada lado do tubo e enchimento superior de 25 cm por cima da geratriz superior do tubo com brita filtrante não selecionada. Inclusive lubrificante para montagem.
REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL
Elaboração, transporte e colocação em obra do concreto: ABNT NBR 12655. Concreto de cimento Portland. Preparo, controle e recebimento. Procedimento.
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO DE PROJETO
Comprimento medido em projeção horizontal, segundo documentação gráfica de Projeto.
CONDIÇÕES PRÉVIAS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS ANTES DA EXECUÇÃO DAS UNIDADES DE OBRA
DO SUPORTE.
Se verificará que o traçado das valas corresponde com o de Projeto. Se verificará que o terreno coincide com o previsto no Projeto.
PROCESSO DE EXECUÇÃO
FASES DE EXECUÇÃO.
Marcação do traçado do duto com as respectivas caimentos. Execução da base de concreto. Descida e colocação dos tubos no fundo da vala. Montagem, ligação e verificação do seu correto funcionamento. Execução do enchimento envolvente.
CONDIÇÕES DE FINALIZAÇÃO.
Será terminado o enchimento nas condições adequadas que garantam a drenagem do terreno e a circulação da rede.
CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO.
Serão protegidos para evitar a sua contaminação.
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO EM OBRA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Medir-se-á, em projeção horizontal, o comprimento realmente executado segundo especificações de Projeto.
CRITÉRIOS CONSIDERADOS NA DETERMINAÇÃO DO PREÇO DA UNIDADE DE OBRA
O preço não inclui a escavação nem o enchimento principal.