Valeta revestida de betão. | ||
IUD010 | Valeta revestida de betão. | m |
Valeta de seção triangular de 100 cm de largura e 33 cm de profundidade, revestida com uma camada de concreto simples C20 classe de agressividade ambiental I e tipo de ambiente rural, brita 1, consistência S50 de 15 cm de espessura. |
Preço |
|
Exportação |
Seção tipo
Dimensões
UNIDADE DE OBRA IUD010: VALETA REVESTIDA DE CONCRETO.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Formação de valeta de seção triangular de 100 cm de largura e 33 cm de profundidade, com inclinação dos taludes de 1:1 no lado exterior e 1:3 no lado interior, revestida com uma camada de concreto simples C20 classe de agressividade ambiental I e tipo de ambiente rural, brita 1, consistência S50 de 15 cm de espessura. Incluindo preparação da superfície de apoio do concreto, serragem das juntas de retração, com meios mecânicos, com uma profundidade de 5 mm e posterior vedação com massa de poliuretano. Sem incluir a preparação da camada base existente.
REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL
Elaboração, transporte e colocação em obra do concreto: ABNT NBR 12655. Concreto de cimento Portland. Preparo, controle e recebimento. Procedimento.
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO DE PROJETO
Comprimento medido em projeção horizontal, segundo documentação gráfica de Projeto.
CONDIÇÕES PRÉVIAS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS ANTES DA EXECUÇÃO DAS UNIDADES DE OBRA
DO SUPORTE.
Será verificado que a superfície suporte reúne as condições de qualidade e forma previstas.
AMBIENTAIS.
Serão suspensos os trabalhos de concretagem quando chova com intensidade, neve, exista vento excessivo, uma temperatura ambiente superior a 40°C ou se preveja que dentro das 48 horas seguintes possa descer a temperatura ambiente abaixo dos 0°C.
DO EMPREITEIRO.
Deverá dispor-se na obra de uma série de meios, em previsão de que se produzam alterações bruscas das condições ambientais durante a concretagem ou posterior período de pega, não podendo começar a concretagem dos diferentes elementos sem a autorização por escrito do diretor de fiscalização de obra.
PROCESSO DE EXECUÇÃO
FASES DE EXECUÇÃO.
Preparação e limpeza da superfície suporte. Implantação das juntas. Colocação das fôrmas. Concretagem e compactação do concreto. Cura do concreto. Formação de juntas de retração através de corte com serra de disco. Vedação de juntas com massa de poliuretano.
CONDIÇÕES DE FINALIZAÇÃO.
Terá planicidade. A evacuação das águas será correta. Terá bom aspecto.
CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO.
Será protegido o concreto fresco frente a chuvas, geadas e temperaturas elevadas.
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO EM OBRA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Medir-se-á, em projeção horizontal, o comprimento realmente executado segundo especificações de Projeto.